Dicionário esmaltístico

Página voltada para explicar alguns conceitos utilizados em Blogs de Esmalte.
Acabamentos:
(Fonte: Esmaltolândia e Lacquerized)

Cremoso: o cremoso é um dos acabamentos mais populares que conhecemos. É uma cor plana, sem nenhum gliter, brilho, etc. O acabamento é brilhante e cremoso.



Jelly: o jelly é como se fosse um creme, mas a grande diferença é a substância, mais parecida com consistência de gelatina. Eles tendem a ser transparentes, mas acabam escondendo tal característica por serem extremamente brilhantes.

 Cintilante (Shimmer): o acabamento cintilante é uma base colorida com brilho adicionado, na maioria das vezes essa cor é prata, mas ultimamente temos visto muitas cores contrastantes.


Frost: frost é um cintilante com partículas de brilho muito finas


Glass Flecked: esses esmaltes parecem conter pequenas partículas de vidro, misturadas em uma base jelly. O acabamento é liso e brilhante.
 

Perolado: o acabamento perolado é similar ao frost, mas tem um brilho mais perolado.


Cromado(Foil): os esmaltes foil têm uma cor metálica na base com um glitter muito fino adicionado a essa base. O acabamento é liso e brilhante.


Metálico: os acabamentos metálicos fazem suas unhas parecerem de metal.


Glitter: glitter é um dos acabamentos mais reluzentes. Esses glitters são geralmente colocados em uma base jelly. A quantidade de glitter pode variar muito. Muitas vezes é preciso de um top coat para deixar a superfície lisa.

 

Matte: esse acabamento seca completamente matte, sem brilho algum. Esse tipo de esmalte seca muito rápido.

Acetinado/Emborrachado(Satin): o acabamento satin acaba matte também, mas não inteiramente. Ainda há um pequeno brilho, mas não o suficiente para classificá-lo brilhante.


Camurça(Suede): assim como os mattes, suedes são completamente matte. Suedes contêm brilho, então isso é o que os diferencia dos mattes regulares.


Holo: esmaltes holográficos contêm brilhos que formam um prisma da cor do arco íris, de acordo com os reflexos da luz. Esse acabamento é muito óbvio na luz do sol, e não tem textura, é liso. Ele tem em sua composição uma pasta de alumínio, que deve ser preparada e curada, para que o efeito holográfico apareça.


Glitter holo : glitter holográfico em uma cor base diferente. Esse glitter é mais discreto e muda de cor conforme a luz, mas não há um efeito prisma/arco íris a ser visto.


Flocado: esmaltes flocados consistem em uma base jelly com partículas opalescentes, feitas com um película ultra fina, de formato irregular, colorida e furta cor.O colorido e o brilho furta cor de cada floco é dado por um processo em que o floco é banhado em cristal líquido. Sua espessura ultra fina, proporciona ao acabamento do esmalte, uma cobertura totalmente lisa. São comumente usados como cobertura, pois a base jelly é mais transparente.



Duo chrome: esmaltes duochrome mudam de cor com o reflexo da luz. Duochromes verdadeiros geralmente mostram duas cores, mas em alguns casos mais.


Furta cor (Iridiscent): esse acabamento geralmente é confundido com duochrome ou cintilantes. Um acabamento furta cor é uma cor que reluz em uma cor diferente. Não são brilhantes o suficiente para serem duochromes.


 Natural(Sheer): esse é um acabamento semi transparente, geralmente usado para francesinha, para mostrar a parte branca. A maioria dos sheers são salmão, nude ou rosas.